Começou este mês uma competiçãozinha lá no México que ninguém tá dando muita moral e que tem uns brasileiros por lá ganhando alguma coisa.

Aí você me pergunta: que raio de competição é essa? Jogos Universitários? Campeonato de Truco? 500 horas de Chaves em Acapulco?

Não, cara pálida! Simplesmente está rolando os jogos  PAN-AMERICANOS em Guadalajara no México, cuja última edição foi no Rio de Janeiro (2007) e acabou sendo nossa credencial para sediar os jogos olímpicos de 2016.

Conhecemos naquele Pan nomes como Cesar Cielo e Thiago Pereira que até então eram desconhecidos, também Jade Barbosa, Natalia Falavigna, entre outros tantos que hoje são figuras carimbadas da nossa delegação olímpica. Vibramos com o ouro no tênis de Fernando Meligeni e vimos o futebol feminino ganhar o ouro em pleno Maracanã lotado.

E esse ano? O que aconteceu com os brazucas? Estão indo mal? Não mandaram seus melhores representantes?

Aí é que você se engana! O Brasil está neste dia 18 de outubro em segundo lugar no quadro geral de medalhas, somente atrás dos EUA.  Já somamos 9 medalhas de ouro, 6 de prata e 8 de bronze. Isso sem contar que ainda temos em disputa volei, volei de praia, algumas provas de natação, vela, futebol e outras modalidades em que somos soberanos até em jogos olímpicos.

Pois bem, por que tá acontecendo tanta coisa e pouca gente sabe? Essa resposta é um pouco mais política do que desportiva. Não tá faltando interesse dos brasileiros, o que acontece é que quem paga mais pelos direitos de transmissão, leva. E neste caso, quem levou foi a Rede Record.

Ah, sim. Então culpa da Globo que é a principal responsável por difundir a informação e está escondendo uma competição de impacto mundial só porque não tem os direitos de transmissão.

Bom… não também. O que você faria sendo um repórter fotográfico sem a credencial pra determinado evento? Você tenta tirar a foto que dá do evento. Ok.

E se você não pode publicar essa foto?  Publica então a foto de outro que tava no evento! Certo. E se ainda sim você for punido por isso, porque você não pode publicar absolutamente nenhuma imagem DO evento? (obvio que pode-se publicar uma foto do atleta em outra competição e contextualizar).

É essa a situação que a Rede Globo de Televisão enfrenta. Ela perdeu os direitos exclusivos, não assinou (desconhece-se os motivos) uma carta que autorizaria a retransmissão de imagens, e não está fazendo um boicote ao Pan como muito se ouve dizer por aí.  Ela simplesmente não pode utilizar de imagens nos telejornais, nem videos nas mídias online, tampouco fotos de quaisquer que sejam os eventos dos jogos.

E se os jogos tão passando na íntegra, certinho na Record,  por que raios não se ouve praticamente nada deste Pan?

Aí sim achamos os culpados: nós mesmos.

Sim, o telespectador que manda o Galvão calar a boca, que fala que a Globo manipula a grande massa, etc etc, está simplesmente tão acostumado a ter mastigado tudo num pacotinho redondinho: Copa América/Pan, Olimpiadas, Copa das Confederações, Copa do Mundo, entre outros grandes eventos mundiais, que não tem o hábito ou a força de vontade de mudar o canal pra se adaptar a outra emissora (aberta) transmitindo eventos esportivos.

A verdade é que acostumamos com a Globo e é confortável assim. Reclamamos de vez em quando, mas não conseguimos andar em uma rua de qualquer cidade durante uma copa do mundo sem uma tv ligada soltando um “bem amigos da rede globo, falamos agora em definitivo…”. O povo reclama, mas ta sempre vendo.

E isso me fez repensar sobre toda aquela confusão dos direitos de imagem dos jogos do campeonato brasileiro, que culminou com o (quase) fim do clube dos 13. Imaginem futebol passando às 20hrs de uma segunda, terça feira, em pleno horario nobre. Ou naquela sexta feira a noite, uma final de libertadores às 20:30h.

Não, o brasileiro que não mora na cidade que seu clube joga ou o clássico “torcedor de sofá”  jamais se adaptaria a esses horários.

A solução, portanto, é uma só: Acabar com essa historia de exclusividade dos direitos de transmissão. A própria entidade que vendesse o evento criaria os horários, e quem quisesse comprar pagaria um valor X. Isso já acontece na TV fechada, mas é muito restrita e cara em comparação ao preço e alcance da TV aberta.

Aí sim vai do telespectador mudar ou não o canal. Enquanto isso não acontece…

@paulobmachado

comentários
  1. Quem tentou ver e teve que ouvir os comentários de Xuxa aí desistiu de vez! haha

    Léo

    • Bruno Ribeiro disse:

      Odeio a Xuxa e o seu café da manhã! Enquanto ela comia bolo, frutas, bolachas e outras mil coisas gostosas, eu assistia aquilo comendo pão com margarina e nescau…

  2. Izabela disse:

    Mandou bem Paulo!…..Concordo! O pessoal fala, fala da globo..mais na hora de mudar o canal…ninguém toma atitude!
    Eu estou acompanhando na Record o Pan…muito fera….🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s