Pearl Jam no Brasil | Guia rápido.

Publicado: 19/10/2011 em Posts de Matheus
Tags:, ,

Em menos de um mês a banda de Seattle vai estar no Brasil fazendo quatro apresentações. Para quem comprou o ingresso e não quer ficar perdido no show, ou quem quer saber um pouco mais sobre a banda, que músicas devem rolar e saber algumas curiosidades sobre eles, o Desliguem Seus Pagers montou um guia especial para vocês.

Discografia e Principais Músicas.

O Pearl Jam surgiu em 1990 na cidade de Seatlle, em Washington, no início do movimento grunge, que teve como representantes bandas como o Nirvana e Stone Temple Pilots. A banda já vendeu mais de 30 milhões de álbuns nos EUA e aproximadamente 60 milhões pelo mundo todo.

A turnê que passa pelo Brasil em novembro comemora os 20 anos do lançamento do primeiro álbum da banda, Ten. Foi o disco de maior sucesso deles, permanecendo na Billboard por mais de 2 anos e recebendo por 13 vezes o disco de platina. Tinha músicas que ficaram entre as mais conhecidas até hoje, como Even Flow, Black, Jeremy e Oceans.

O segundo álbum, Vs., vendeu quase um milhão de cópias na primeira semana, batendo o recorde da época. Daughter e Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town estão entre os sucessos desse disco.

Depois vieram Vitalogy (Betterman e Corduroy), No Code (Hail Hail) e Yield (Given to Fly, Wishlist). Para esse ultimo, pediram ao escritor de HQ Todd McFarlane (criador de Spawn) apara criar um videoclipe animado para Do The Evolution. Eles não lançavam um clipe desde Jeremy. Isso porque Vedder acredita que o clipe tira a imaginação de quem ouve a música – “Antes dos videoclipes chegarem, você ouvia a música com seus fones de ouvido, sentado na cadeira, com os olhos fechados, e você chegava às suas próprias visões”.

Já nos anos 2000, lançaram Binaural (Thin Air) e Riot Act (I am Mine). Em 2005 vieram pela primeira vez ao Brasil, fazendo 5 shows. Depois disso, lançaram em 2006 o álbum Pearl Jam (Gone, World Wide Suicide). Mais tarde voltaram às raízes em um álbum que relembra o som dos primeiros, Backspacer, com ótimas músicas como The Fixer, Unthought Known e Just Breathe. Esse álbum também estreou em primeiro lugar na Billboard, sendo o primeiro álbum da banda a atingir essa marca desde No Code, em 1996.

Os últimos álbum lançados foram Live on Ten Legs, que conta com músicas ao vivo de turnês de 2003 a 2010, e Live on Two Legs, com músicas da turnê de 98. Neste ano lançaram o documentário PJ20, dirigido por Cameron Crowe (Quase Famosos), que conta a história da banda. Veja o trailer

 

A Banda.

Eddie Vedder – vocal e guitarra rítmica

Jeff Ament – baixo

Stone Gossard – guitarra rítmica

Mike McCready – guitarra solo

Matt Cameron – bateria

Curiosidades.

– O primeiro nome da banda era Mookie Blaylock, uma homenagem a um jogador de basquete do Atlanta Hawks muito bom nas cestas de 3 pontos.

-Ten, o primeiro álbum do Pearl Jam, tem esse nome porque o número da camisa de Blaylock era 10.

– A música Jeremy é baseada na história real de um garoto que sofria bullying e se matou na frente da classe (e tem gente que acha que não se falava do tema na época).

– Last Kiss, apesar de não ser uma composição deles, é o single de maior sucesso da banda, ficando em segundo lugar na Billboard.

– Alive, Once e Footsteps são uma sequência de uma história e formam a trilogia Mamsan. Na primeira música um rapaz descobre que seu pai é na verdade seu padrasto e tem uma relação incestuosa com a mãe, na segunda vira um serial killer e na terceira está no corredor da morte.

-O Pearl Jam quase acabou em 2000, depois que 9 fãs foram pisoteados até a morte na Dinamarca em uma confusão durante o show.

 

Shows.

3 e 4 de novembro – São Paulo, Morumbi.

6 de novembro – Rio de Janeiro, Apoteose.

9 de novembro – Curitiba, Estádio Durival Britto (Vila Capanema).

11 de novembro – Porto Alegre, Zequinha.

 

O que deve tocar.

Confira aqui as setlists dos últimos shows da banda. É só clicar nas datas e ver que músicas rolaram nos shows.

http://www.pearljam.com/tour/shows/2011

 

Bônus.

 

Pra muita gente, Last Kiss é a música do Pearl Jam favorita. Essa canção é na verdade um cover de Wayne Cochran. Olha o tamanho do topete do figura!

 

Unthought Known, uma das melhores de Backspacer. Vídeo com legenda em português:

 

Black, a favorita de 8 entre 10 fãs de PJ. Vídeo também legendado.

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s